Sádia-vs-UNISON
A Entidade de Gestão Colectiva Angolana e a Espanhola Unison anunciam um acordo de representação para arrecadação dos direitos digitais na Europa para o repertório de mais de 35 mil músicas confiadas por autores, artistas e Editoras Angolanas à SADIA.

 

Com este acordo, os membros da SADIA estarão representados nos seus direitos digitais em todo o território pan-europeu através de um único ponto de contato, graças aos acordos de licença multiterritorial da Unison com DSPs, Redes Sociais e outros utilizadores de obras musicais.

 

Ambas as empresas têm como princípio oferecer serviços eficientes, transparentes e com tecnologia de ponta para a indústria de musical e estão empenhadas para agilizar o recebimento de direitos para o vibrante setor musical Angolano.

 

Dr. João André da Silva Feijó, Presidente da SADIA, comentou: “É para nos uma grande honra tê-los como parceiros, ficamos felizes por terem confiado em nos para realização desse projeto que requerer muita responsabilidade, principalmente por se tratar de algo tão importante como arrecadação dos direitos digitais dos autores Angolanos.”

 

Jordi Puy, CEO da Unison, também declarou: “Estamos gratos à SADIA por confiar em nós e muito felizes por servir os representantes dos criadores angolanos em nossa missão conjunta de otimizar suas cobranças digitais na Europa”. E acrescentou: “Vemos este acordo como o início de uma longa e frutífera jornada juntos.”

 

A SADIA é a principal Entidade de Gestão Coletiva de direitos do Autor da República de Angola.

 

É uma associação sem fins lucrativos regida pelos preceitos das leis das associações, fundada em 1990, para defesa e gestão dos direitos coletivos e autores angolanos, licenciada pelo Serviço Nacional de Direitos de autor e conexos do Ministério da Cultura Turismo e Ambiente  para a cobrança e distribuição dos direitos autorais e conexos

 

A SADIA representa os autores, angolanos e não só, em todas as disciplinas literárias, artísticas e os sucessores e cessionários que nela se acham inscritos. A SADIA apela aos autores nacionais a se filiarem na SADIA e declararem as suas obras para receberem os seus rendimentos autorais da execução publica feita em rádios, televisões, shopping, loja e nas plataformas digitais em Africa e na Europa.

 

Unison é a principal entidade europeia independente de gestão de direitos que oferece um serviço de licenciamento digital multiterritorial com licenças diretas com DSPs, redes sociais e outros utilizadores de música digital, bem como gestão de cobranças off-line por meio de sua rede internacional de acordos de representação.

 

A empresa iniciou suas operações em 2020 e já administra direitos em mais de 1 milhão de músicas, representando mais de 270 clientes de 12 países. É a primeira Entidade de Gestão Independente constituída em Espanha, uma das pioneiras na Europa e uma das duas únicas EGIs aceites como Cliente RME no CISAC para a gestão de direitos musicais.